A requalificação da Reserva Técnica do Museu Irmão Luiz Godofredo Gartner

        O Museu Irmão Luiz Godofredo Gartner passou por grandes mudanças ao longo do ano de 2020, essas mudanças estão relacionadas à sua Reserva Técnica.  Você sabe o que é esse espaço?
    Uma reserva técnica é um espaço de guarda para os acervos que não estão em exposição, pode ser composta de uma ou mais salas, porém, precisa ser um espaço seguro, que contemple recomendações na área de conservação preventiva como: monitoramento ambiental, controle de luminosidade, condições prediais favoráveis e um mobiliário de guarda adequado.
        Desde 2013 o Museu tem sua Reserva Técnica estruturada, mas o espaço não possuía o mobiliário mais adequado para o acondicionamento do acervo, visto que, grande parte do mobiliário era composta por armários de madeira, material muito vulnerável a infestações. Em 2019 essa situação começou a mudar, o Museu pode iniciar um processo de requalificação de sua Reserva Técnica com a aquisição de um mobiliário de guarda especifico: os arquivos deslizantes.
        Esse tipo de mobiliário promove uma otimização do espaço e uma organização do acervo, pois, é possível estabelecer um melhor posicionamento do acervo no conjunto, facilita o manuseio, promove a proteção do acervo, são de alta resistência e durabilidade.
        A aquisição de um módulo de arquivos deslizantes só foi possível porque no ano de 2019 o Museu foi inscrito no Edital Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura, promovido pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), a inscrição foi no eixo de gestão e acervos, e o Museu teve sua proposta contemplada e o projeto já foi executado.
            Se você quiser saber mais detalhes de que tipo de mobiliário estamos falando e como ficou a instalação do primeiro módulo acesse esse link: https://museuirmaoluiz.wordpress.com/exposicao-online/
            Esse é apenas o início de um grande projeto de requalificação de todo o espaço de Reserva Técnica.


Comentários

Postagens mais visitadas