17 de janeiro - 90 anos da Inauguração do Seminário Sagrado Coração de Jesus

 

        No dia 17 de janeiro de 1932, o Seminário Sagrado Coração de Jesus, de Corupá, então Hansa Humboldt, descerrou as portas para seu primeiro ano de funcionamento, até esse dia uma esplendida trajetória já havia sido percorrida, era apenas o começo da história do nosso “monumentum aere perennius” (monumento mais duradouro que o bronze).

Os primórdios no Seminário de Brusque

        Os primórdios do Seminário de Corupá tem intrínseca relação com o pioneiro Seminário de Brusque, nesta cidade catarinense, em 1924 se erguia o casarão destinado aos futuros seminaristas, inaugurou-se o “Colégio Coração de Jesus” em fevereiro de 1925. Funcionou até fins de 1931, dando lugar ao Seminário de Hansa.

O Seminário em Hansa Humboldt, hoje Corupá

        Padre Gabriel Lux, pioneiro da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus em terras do sul desta Pátria, aqui aportou em 1903. Dotava-se de um gênio de construtor. Comprovou os méritos de engenharia prática na ereção de prédios como a concretização do hospital Nossa Senhora de Caravaggio e hospício anexo em Azambuja. Foi ele mesmo, portanto, o supervisor do estabelecimento a ser fundamentado em Corupá. Colocou mãos a obra na gigantesca tarefa com a previsão de alojamento para 120 seminaristas.

        A opção para essa comuna adveio das vantagens propostas por sua comunidade católica. Os padres teriam em compensação, assumir em Hansa Humboldt o ministério da cura d’almas, se responsabilizariam em colocar um sacerdote permanente nesta comunidade. O terreno para o desejado educandário religioso seria doado.

        A testa dos católicos colocaram-se os Srs. Adolfo Baümle, José Müller e Guilherme Thiemann. O Padre Pedro Storms, então Superior Regional, aceitou as ofertas condizentes a efetivação de levantar o imóvel.

    Veio o Padre Lux residir no local de trabalho. O acompanhou o Sr. José Mafezzolli, chefe da marcenaria do Colégio “Coração de Jesus” de Brusque, provecto artífice com os predicados exigidos para a realização dos planos em pauta.

    As avultadas somas de dinheiro imprescindíveis para saldar o material de construção foram arrecadadas pelo Padre Pascoal Lacroix. Os campos de ação de onde proveram as ofertas foram Rio de Janeiro e São Paulo.

        O terreno para os alicerces passou pela fase de adaptação. Previu-se a posição da fachada para o lado do sol ao meio dia, isto é, para o Norte.

        Em meados de 1928 os fundamentos se empilhavam de tijolos e compunham as paredes sólidas e altaneiras.

        Aos sete de setembro de 1929, com festa popular, e devida programação, procedeu-se a benção da pedra fundamental, presidida por D. Pio de Freitas, primeiro bispo da recém-criada diocese de Joinville. Ainda hoje no Seminário, no lado externo da fachada frontal se conserva o receptáculo onde se depositaram os documentos alusivos ao ato, escritos em latim e português, destinados à posteridade, pergaminhos históricos com a assinatura dos presentes. O dito recipiente apresenta a letras LA, abreviação de “Lapis Angularis” (pedra angular) e a data de 1929.


        Em 1930, o Superior Geral, Padre José Lourenço Philipe, veio visitar a terra de Santa Cruz, sua chegada a Hansa Humboldt conseguiu atear mais operosidade ao andamento das obras após uma compreensível diminuição do ritmo das mesmas com as crises estendidas por várias nações pelos idos de 1929 e 1930. Relatando ao Padre Vicente Schmitz suas impressões sobre a visita a Hansa, Padre Philipe escreveu: “Pude observar em Hansa a obra do Mestre. [...] Hansa será afinal, um “monumentum aere perennius” nos Anais da Congregação, como recompensa da confiança em Deus e da harmonia fraterna”.

Primeiro ano letivo em Corupá

        A 17 de janeiro de 1932, o Seminário Sagrado Coração de Jesus franqueou as portas para a primeira leva de alunos, a maioria proveniente do Seminário de Brusque.

        A construção desdobrou-se apesar das dificuldades. Esperava-se o término do colosso com mais antecipação. Por três anos se protraíram as labutas para oferecer o ingresso almejado do abençoado prédio. Executaram-se dois terços da planta total, prevista para 52 metros de frontispício.

      O pelotão dos recém-vindos se viu possuído de deslumbramento ao confrontar o que haviam deixado e agora conquistavam com pé firme, venturosos com a transferência de Brusque para Hansa.

        Que capela! Que salas amplas! Que corredores! O dormitório! Quatro pavimentos!




        O entusiasmo não decresceu ante os panoramas descortinados da natureza esplendida, ali beirando o vasto terreno desliza rápido o Rio Novo, amenizando a cálida jornada de 90 anos de existência.

      À força braçal de picaretas e enxadas nivelaram-se campos esportivos. As plantações da horticultura e as pastagens da pecuária se dimensionam mais dilatados. Cedeu suas metragens a mata virgem para dar lugar a as utilizações mais prementes. No início sob a regência do primeiro Reitor, Padre Geraldo Spettmann, a eles se juntam tantos outros líderes que com suores despendidos mantiveram de pé o nosso Seminário.

        Aos 73 alunos pioneiros que aqui estiveram em 1932 já se somam alguns milhares que por aqui passaram, deixaram e receberam marcas indeléveis de nosso “Recanto de Paz”.

     Revolvendo as lembranças do passado, chegando hoje, 17 de janeiro de 2022, aos 90 anos de jornada, lembramos o marco de fundação dessa casa, o dia 17 de janeiro de 1932, data que marca o início de funcionamento do Seminário, mas, lembramos que se trata de uma história vivida e que ainda está sendo vivenciada, contada e presentemente narrada. Não queremos, porém, relegá-la ao passado, que essa história injete ânimo para a longa caminhada que está reservada a esse Seminário.


Comentários

  1. É salutar e nos renova na lembrança de quem, como eu, viveu cinco anos de 1960 a 2964, nesse ambiente de beleza, serenidade, fé. Ali recebi dos abnegados religiosos do SCJ tida a base de minha formação religiosa, cultural e cívica. A eles e aos que foram responsáveis por esse encantado lugar, nossa oração de agradecimento.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas