Mais uma etapa concluída na requalificação da Reserva Técnica do Museu!

 

O Museu Irmão Luiz tem passado por grandes mudanças desde 2013, uma delas se refere à implantação de uma reserva técnica, esta, fora instalada no referido ano, porém, ainda, sem o ideal no que se refere ao mobiliário.

Buscando melhorar as condições de acondicionamento do acervo em reserva técnica, em 2019 o Museu submeteu um projeto de requalificação da reserva técnica, para o Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura e foi contemplado. O projeto previa a aquisição de um módulo de arquivo deslizante, mobiliário este, indicando para a guarda de coleções.

Com o valor da premiação, o Museu pôde, em 2020 adquirir um módulo de arquivo deslizante, com capacidade de guarda de 57,60 metros lineares para iniciar o projeto de adequação da Reserva Técnica. Esses arquivos promovem uma otimização do espaço e uma organização do acervo, pois, é possível estabelecer um melhor posicionamento do acervo no conjunto, facilita o manuseio, promove a proteção do acervo, são de alta resistência e durabilidade. Esse é um mobiliário específico que permite uma guarda eficiente e na mesma proporção uma readequação real da reserva técnica do Museu no que se refere ao mobiliário de guarda.

Com a premiação na edição de 2019 do Edital Elisabete Anderle de Estímulo a Cultura foram adquiridas oito unidades de arquivos distribuídas em um módulo (conjunto), mas o projeto de requalificação não estava finalizado.

Na edição de 2020 do Edital Elisabete Anderle, o Museu inscreveu mais um projeto, onde, o objetivo era adquirir mais um módulo, que seria uma expansão do arquivo já existente e ampliar a capacidade de guarda da reserva técnica. Este projeto foi contemplado e um segundo módulo com capacidade de 123m³ foi instalado.

Com os mobiliários adquiridos nos editais de 2019 e 2020, já se pôde perceber a eficiência e a excelência de padrões de conservação preventiva na armazenagem e acondicionamento do acervo. Uma das coleções mais importantes da instituição, a de arte sacra, foi em sua totalidade acondicionada no arquivo deslizante, encontra-se agora realmente salvaguardada.

Com esse projeto de requalificação, que apesar dos módulos instalados através dos recursos do Edital Elisabete Anderle, ainda não está finalizado, o Museu visa melhorar a condição de guarda e acondicionamento de seus acervos, com o mobiliário adequado, a instituição pode atingir o proposto na sua missão, elencada em seu Plano Museológico: “A luz dos valores cristãos, o Museu Irmão Luiz Godofredo Gartner quer servir de instrumento para a promoção do humano e seu pleno desenvolvimento, tendo como missão, preservar, conservar, expor e pesquisar os acervos históricos, artísticos e naturais da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, valorizando a história, a memória e as culturas”.

A melhoria da Reserva Técnica compreende também, a efetivação de um dos objetivos do museu: “manter conservado e documentado, com os procedimentos técnicos museológicos, os acervos da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus”, bem como, a readequação proposta a partir desse projeto está ligada a efetivação do Programa de Acervos, constante no Plano Museológico da Instituição.

            Seguindo os princípios e recomendações básicas da conservação e preservação de acervos, é necessário que a Reserva Técnica do Museu continue sendo equipada com novos mobiliários que contemplarão o acondicionamento adequado e total do acervo e assegurarão sua salvaguarda.

Comentários

Postagens mais visitadas