Olá!
Seja bem-vindo visitante!


Este blog tem por finalidade trazer o conhecimento, frente às inúmeras abordagens que o Museu permite: Curiosidades, fatos históricos, saberes da ecologia da fauna e principalmente descrições sobre o fundador Irmão Luiz Godofredo Gartner.

Para começarmos, um trecho da história do Museu...

O Seminário Sagrado Coração de Jesus abriga uma das primeiras instituições museológicas do estado de Santa Catarina, o Museu Sagrado Coração de Jesus, funcionando desde 1933 e que passou a denominar-se Museu Irmão Luiz Godofredo Gartner em 2004, uma homenagem ao seu principal mentor e idealizador, o religioso Luiz Godofredo Gartner. As primeiras atividades estavam vinculadas à implantação de um viveiro, denominado “Paraíso das Aves”. Com o tempo, Gartner desenvolveu a atividade da taxidermia – técnica de preservação de espécies animais, popularmente denominada empalhamento – reunindo um considerável acervo da fauna brasileira.
Somando-se a taxidermia, o museu foi reunindo acervos dos religiosos da Congregação dos Padres SCJ , incluindo objetos religiosos e da liturgia católica, vestimentas, arte sacra, entre outros. O Seminário, por ter sido um local de ensino, reuniu também outras tipologias de acervos: científicos, bibliográficos, paradidáticos, arqueológicos, etnológicos, de numismática e fotográfico, bem como, peças que remontam à própria história daquele espaço e da cidade de Corupá.
Em 2013, iniciou-se o Projeto de Requalificação para o Museu, sendo o resultado inicial a inauguração da exposição histórica: “Seminário de Corupá: Fé, Construção, Formação e Recanto de Paz”. Esta exposição está organizada em quatro módulos que apresentam a história da Congregação dos Padres SCJ; o fundador da Congregação, Padre Dehon; a construção do Seminário em Corupá; o cotidiano da Escola Apostólica Sagrado Coração de Jesus, que funcionou no espaço até 2012; e uma coleção de miniaturas (livro, lista telefônica, máquina de costura, etc).
O último módulo exibe o mão-pelada (Procyon cancrivorus), um dos primeiros exemplares do museu, que introduz a exposição de animais taxidermizados, localizada no andar superior apresentando diversos grupos taxonômicos.
Com certeza, o grande objetivo de Irmão Luiz com o museu foi de tornar perceptível  que mais importante que o saber, é o sentir.

Essa é uma parte da história do Museu... a outra parte é com você! Visite-nos!

Horário de Atendimento:
Domingo: 12h30min as 17h00min
Segunda-feira: Fechado
Terça-feira a Sábado: 08h00min as 16h00min (com agendamento prévio de7 dias)


Ingresso:
R$ 7,00 – entrada inteira 
R$ 3,50 – meia entrada (estudantes e aposentados)

Comentários

Postagens mais visitadas