Irmão Luiz: 110 Anos


Quando ainda não se acreditava que os recursos naturais eram finitos, quando ainda não se discutia constantemente a preservação do meio ambiente, um homem teve uma vida à frente de seu tempo. Com um imenso amor pela natureza e uma esplêndida noção de necessidade de preservá-la, foi que Irmão Luiz Godofredo Gartner, transformou um lugar chamado Seminário Sagrado Coração de Jesus.
O vídeo que apresentamos ao público é uma singela homenagem ao fundador de nosso Museu: o religioso Irmão Luiz Godofredo Gartner. Tal produção foi pensada para este ano porque se conosco Ir. Luiz estivesse, no dia 04 de julho de 2015 completaria 110 anos.




Não há como negar a importância de Ir. Luiz como idealizador e fundador do museu, desta forma, rememorar os 110 anos de seu nascimento é valorizar seu papel nos 57 anos dedicados ao Seminário de Corupá, seja como sapateiro, enfermeiro, artista, fotógrafo ou através de suas obras o “Paraíso das Aves” e o “Museu Sagrado Coração de Jesus”.
Em seus 83 anos de vida, destes 57 residindo no Seminário de Corupá, muitas pessoas conviveram com Ir. Luiz: religiosos, funcionários, seminaristas e membros da comunidade em geral. O que pretendemos com este vídeo é valorizar e salvaguardar a memória de quem a ele reservou um lugar em suas lembranças.
Ir. Luiz marcou e continuará a marcar a história enquanto seu legado for lembrado, preservado e utilizado. Desta forma, o vídeo em sua homenagem cumpre a função de iniciar um programa institucional de História Oral, onde memórias e histórias serão garimpadas e salvaguardadas.


Você conheceu Ir. Luiz? Tem algo a falar sobre ele... sobre suas atividades? Entre em contato conosco e deixe registrado seu depoimento, afinal, existem muitas razões para o esquecimento, mas, muitas mais para lembrar...

Comentários

Postagens mais visitadas