Os soldadinhos do Seminário

Os desfiles organizados pelo Seminário de Corupá nunca eram apenas um simples desfile, para tal momento eram pensadas e executadas as melhores performances, seja nos pelotões, seja na fanfarra, seja nos portas bandeiras ou nos dioramas, cada  qual desde o seminarista, até o irmão e o padre dava o seu melhor para que a passagem do Seminário pela Avenida Getúlio Vargas fosse a mais abrilhantada possível...
Tais desfiles marcaram época, e alguns elementos já eram conhecidos e esperados pela população, como os seminaristas trajando fardas, os quais eram popularmente conhecidos como os “soldadinhos do Seminário”, os relatos do período reafirmam este momento: “Seus soldadinhos e baterias alegraram o povo com garbosa marcha ao som marcial de cornetas e tambores.”(07 de Setembro de 1975. Crônicas do Seminário Sagrado Coração de Jesus,  Corupá, 1970 – 1980. p. 43).
Para a montagem da exposição “Desfile de Memórias: 7de setembro – 1970 a 1985”, buscamos a história destes trajes e para isso tivemos a ajuda mais que especial de Pe. Augusto César Pereira que nos contou o seguinte:
“A ideia de adquirir estas Fardas para serem utilizadas pelos seminaristas foi minha. Durante uma viagem a São Paulo, passando por uma empresa especializada em fardas militares tive a ideia de adquirir algumas para serem utilizadas nas festividades do Seminário. Tais fardas foram utilizadas para abrilhantar os desfiles, principalmente a bandeira nacional e também dar destaque a alguma outra solenidade especial no seminário ou em outros locais. Eram uma espécie de ‘guardas de Honra’ das bandeiras: nacional, do papa, do estado e da cidade. Dona Ana Sarti, encarregada da rouparia do Seminário, era quem cuidava para mantê-las sempre bem protegidas. Os alunos escolhidos para utilizá-las eram aqueles que aceitassem de bom grado, mas, o principal critério para a escolha era que o aluno tivesse o manequim da farda.” (Fonte: Questionário realizado com Pe. Augusto César Pereira (Reitor do Seminário Sagrado Coração de Jesus de 1969 a 1978)
Tais fardas foram utilizadas do final da década de 1960 até o fim dos anos 80, diferentes seminaristas as vestiram para desfilarem em vários 7 de setembro...


Hoje, mais de 20 anos depois, tais fardas são apresentadas ao público em impecável estado, ao vê-las parece que voltamos no tempo! Você que ficava no aguardo do desfile do Seminário venha visitar a exposição no Museu Irmão Luiz Godofredo Gartner e preste muita atenção no desfile cívico que acontecerá no dia 07 de setembro de 2015 em Corupá, será, sem dúvida um desfile de Memórias!





Comentários

Postagens mais visitadas