14ª Semana Nacional de Museus

Este ano a temática da Semana de Museus, convidou as instituições a olharem ao seu redor e refletirem sobre a paisagem cultural na qual estão inseridas, entendendo a dimensão do natural e do cultural, que criam em cada localidade uma paisagem única.
            O Seminário de Corupá possui marcos significativos e inerentes à Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus e a comunidade corupaense.
O Museu Irmão Luiz Godofredo Gartner está diretamente ligado à paisagem cultural que compreende ao Seminário de Corupá. O lote da colônia Hansa Humboldt, inicialmente de mata fechada foi desbravado pelos padres SCJ, erguendo-se uma esplendorosa construção, primando o objetivo principal: o cultivo das vocações. Tal construção e seu entorno foi moldada ao longo dos anos de acordo com as necessidades, as mudanças, as prioridades e na missão de cumprir o objetivo primordial já se completaram 80 anos de atividades.
Nestes 80 anos passaram pelo Seminário muitas pessoas: alunos, religiosos, funcionários, cada qual a seu modo, seu tempo e sua proporção foi forjando os significados implícitos e explícitos perceptíveis por quem contempla a paisagem em sua totalidade. Uma paisagem que em seu físico expressa as características culturais de tradições, hábitos, costumes e saberes de uma comunidade.
Desta forma, pensando em contemplar um público diferente do escolar, foram pensadas e realizadas ações ligadas a eternização de uma paisagem: a fotografia. O museu apresentou ao seu público duas atividades: um concurso de fotografias sobre as paisagens culturais do município de Corupá e uma exposição fotográfica sobre a paisagem do Seminário de Corupá.
Foto que compõe a exposição
- Exposição fotográfica: “Seminário de Corupá: O ontem e hoje da Paisagem Cultural”, com uma linha temática e temporal demonstra a ligação da comunidade que aqui viveu e suas culturas, evidencia principalmente as modificações das paisagens diante das necessidades que foram instauradas. A exposição já recebeu número considerável de visitantes e continuará aberta ao público até 31 de julho.
O museu agradece a todos que vieram conhecer a exposição e mantém o convite para quem ainda não pode vir.
Foto que compõe a exposição
- Concurso de fotografias: “Corupá: retratos da Paisagem Cultural”, o concurso foi lançado e divulgado para todos os interessados abrangendo o tema da semana de museus. Foram inscritas fotografias recentes sobre as Paisagens de Corupá. Estas paisagens retratam pessoas, lugares e construções, usados, criados ou modificados pela população e sua vida cotidiana, ou seja, paisagens naturais em transição com paisagens culturais. Podiam inscrever-se neste concurso apenas fotógrafos amadores, que seguissem as orientações do regulamento. As fotos foram expostas nos espaços do Museu e o público visitante foi quem realizou a avaliação de acordo com critérios pré-estabelecidos e selecionou as duas melhores fotos. Foram inscritas 10 fotos e as vencedoras foram:
1º Lugar: “Renascer”, de Luiz Eduardo Santos Fernandes
2º Lugar: “Amanhecer”, de Eliane Minel
O Museu agradece a todos que vieram prestigiar a exposição e votaram nas fotos, e a todos os que eternizaram um olhar sobre a paisagem de Corupá participando deste concurso.
Neste ano o diferencial foi um dia (22/05) com entrada gratuita para os moradores de Corupá visitarem os museus, a população local por vezes não conhece o museu, então, neste dia muitos se propuseram a fazer esta visitação.

A Semana de Museus de 2016 foi a ocasião propícia para o museu fortalecer laços e atuações com suas paisagens culturais.

Comentários

Postagens mais visitadas