Protetores Ambientais em ação: Visita ao Museu Irmão Luiz

A Polícia Militar Ambiental (PMA) desenvolve o Programa de Educação denominado: Protetor Ambiental. Este projeto tem por ideal aproximar o público adolescente da PMA, bem como, “fomentar a prevenção de ilícitos ambientais”¹.
Durante o curso, os alunos tem aulas práticas em contato com diferentes ambientes, e neste ano, uma das viagens de estudos incluiu o Museu Irmão Luiz.
Assim, no dia 15 de julho, os estudantes foram recebidos no Paraíso do Irmão Luiz (espaço de educação ambiental).
A proposta aplicada a esta visita, teve como princípio, uma apresentação do histórico do Paraíso e do Museu. Ainda nesta aula expositiva, foi explicada a técnica de taxidermia e sua importância para o conhecimento das espécies.
Ao final, a atividade prática foi o momento de maior troca: os protetores reunidos em grupos tiveram que encontrar na trilha “pegadas” de mamíferos e discorrer na ficha técnica, sobre as características da espécie (tal ficha foi elaborada para esta dinâmica e assemelha-se a ficha utilizada na coleção zoológica).



Após o término da prática, os grupos foram direcionados à exposição de taxidermia do Museu, onde puderam conferir qual animal era respectivo a “pegada” encontrada na trilha. Para o contentamento de todos os participantes, a maioria acertou ou chegou muito perto em sua classificação.





Enfim, a equipe do museu gostaria de agradecer e enaltecer que, participar com propostas educativas neste programa, só ressalta o potencial educador que o Museu e suas atividades podem promover.

Estaremos esperando pelo próximo grupo! Até lá!


¹ Release: Programa Protetor Ambiental (PMA).

Comentários

Postagens mais visitadas