Uma visita "histórica"

No dia 01 de julho recebemos a visita dos alunos do 4º ano (matutino e vespertino) da Escola de Educação Básica São José acompanhados das professoras Flávia, Miriam e Maria Lúcia.
Os alunos estavam aprendendo sobre a história do município de Corupá e neste contexto foi apresentada a história do Seminário Sagrado Coração de Jesus, as professoras acreditaram que seria um aprendizado diferenciado se os alunos fossem conhecer pessoalmente o local. Foi contatada a equipe do museu que elaborou uma proposta de visita centrada na historicidade do Seminário.
Na visita foi realizado inicialmente um percurso pelo espaço externo do Seminário, evidenciando a cronologia de construção. Na parada em cada ala os alunos foram convidados a observar os detalhes e foram realizadas conversas explicando sobre o ano em que tal espaço foi construído, os motivos, os diversos usos que teve ao longo do tempo, o uso atual, sempre respondendo a perguntas e esclarecendo dúvidas.
Depois deste caminhar e observar, os alunos foram direcionados à um auditório, onde, através de projeção foram apresentadas fotografias que retratam parte da história do Seminário. Estas fotografias incluíam imagens do processo de construção, dos espaços internos nos primórdios, dos religiosos pioneiros, do cotidiano dos seminaristas, e, ainda fotos de Hansa Humboldt (atual Corupá), nas décadas de 1930 e 1940, contextualizando e evidenciando as ligações entre o Seminário e a cidade de Corupá.
Como falávamos da história do Seminário, não poderíamos esquecer o Museu Irmão Luiz Godofredo Gartner, que está diretamente ligado a história da instituição e de quem aqui viveu, então, para finalizar os alunos visitaram a exposição histórica, que ilustrou ainda mais tudo o que já vinha sendo apresentado aos alunos, e a exposição de taxidermia que retrata a própria história do Museu e seu fundador. A visita no Museu foi um dos momentos mais esperados pelos alunos.
A visita ocorreu de forma muito significativa e com um aprendizado real e prático, expresso principalmente pela curiosidade e perguntas inusitadas. As professoras fizeram um trabalho de preparação fantástico com os alunos, que fez toda a diferença, pois, os mesmos já possuíam conhecimentos prévios sobre a história do município e do Seminário, já conheciam as regras para visitação no museu e estavam conscientes que esta visita não era um passeio e sim um momento de aprendizado.
Obrigada professoras e alunos, o momento foi produtivo e contribuirá para uma valorização do patrimônio cultural do município de Corupá, sem dúvida os alunos observarão o Seminário com outros olhos!










Comentários

Postagens mais visitadas